PROJETO FRANGO CAIPIRA ALOJA PRIMEIRO LOTE DE PINTINHOS EM VERÊ

Categoria: Administração Publicado: Quinta, 26 Julho 2018

Com o objetivo de proporcionar uma nova fonte de renda para os agricultores familiares e produzir alimento de qualidade, a administração municipal de Verê em parceria com o CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia) e apoio da CRESOL, desenvolveu o Projeto Frango Caipira Verê. “Fomos procurados pelo CAPA para implantar esse projeto em nosso município e por meio da Secretaria de Agricultura, estamos dando todo apoio, porque acreditamos que será um passo importante para ampliar a renda dos agricultores familiares, para que tenham condições de permanecer no campo, com qualidade de vida”, afirmou Ademilso Rosin, prefeito municipal.

Após pesquisa de mercados, elaboração de documentação para cadastro dos produtores rurais na ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), análise de viabilidade, o projeto está sendo implantado com sete produtores rurais que aceitaram a ideia de ajustar a propriedade para participar do projeto. E nesta semana foi alojado o primeiro lote com cerca de 250 pintinhos para cada um destes agricultores. “Uma das vantagens é que o agricultor pode aproveitar uma área da propriedade que não usava, ou que era pouco utilizada e ter uma nova fonte de renda. Para tanto, destina uma área pequena para os piquetes (pastagem) e o aviário de acordo com as normas de biossegurança”, avaliou Douglas Kleiton Barbosa, Zootecnista e Assessor Agrícola do CAPA.

CRIAÇÃO DO FRANGO CAIPIRA
O Frango Caipira de Verê tem uma característica diferente que é o semiconfinamento. “Esses frangos ficam no primeiro momento confinados no aviário e após isso, saem para o pastejo. Quem conhece a carne de frango caipira sabe que tem sabor diferente. Além de um valor agregado maior, com uma qualidade superior. Por conta do pastejo apresentam mais ácidos graxos polisaturados e ômega 3 que fazem muito bem para a saúde humana, especialmente crianças, mulheres grávidas e idosos”, afirmou Douglas.

O manejo e cuidado destes frangos é muito fácil por conta da quantidade de aves e da forma como são acondicionados, o que permite que qualquer membro da família possa fazer o trabalho. “Os pintinhos foram alojados com 25 dias e dentro de 10 dias já saem para o pastejo. O que diminui o custo com ração e deixa o animal livre para expressar o comportamento, ciscar, bater asas ativando o seu sistema imunológico o que diminui o uso de medicamentos. Caso seja necessário a intervenção de medicamentos, nesse projeto iremos utilizar fitoterápicos e homeopáticos”, garantiu Douglas.

“Estamos muito empolgados com esse projeto, porque vai trazer uma renda extra para nós que temos uma pequena propriedade rural. Não dá muito trabalho o que é bom para que qualquer um da família possa fazer o manejo”, afirmou João Carlos Dalpra, agricultor beneficiário do projeto.

AMPLIAÇÃO
Os frangos caipiras do projeto vão para abate após 100 dias, para garantir uma carne de alta qualidade. “No momento, temos a possibilidade de venda para um frigorífico de Foz do Iguaçu que tem interesse na compra destes frangos. Porém, o objetivo é ampliar o projeto e cadastrar novas famílias e futuramente incentivar o abate local destas aves e fornecer para a alimentação escolar, venda na loja da cooperativa (Coopervereda) e mercados locais de Verê”, completou Douglas.