EVENTO SOBRE SAÚDE REÚNE CERCA DE 350 HOMENS EM VERÊ

Categoria: Saúde Publicado: Quinta, 30 Agosto 2018

Motivados em aprender a prevenir para viver com mais saúde, cerca de 350 homens de Verê, nas mais variadas faixas etárias estiveram presentes no evento, organizado pela Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde, para tratar da saúde do homem. “Nosso objetivo com esse evento é tirar um tempo para que cada homem de Verê procure aprender a viver melhor e com mais saúde. A presença de vocês aqui é motivo de satisfação para nós da Administração Municipal. Meu desejo é que esse momento seja grandioso na vida de cada um de vocês”, afirmou o prefeito Ademilso Rosin, na abertura do evento.

O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30 de agosto. Começou com um café e um lanche servido para receber os participantes. Em seguida, uma rápida abertura e uma palestra show motivacional coordenada por Vilson Cechetti e David Freitas, juntos com uma equipe de profissionais que intercalavam ensinamentos da vida cotidiana e músicas sobre diferentes temas. “Quero agradecer o empenho de todos os profissionais da saúde que estão se dedicando para atender bem a população vereense e em especial aos que ajudaram a organizar esse momento. Lembro que todos os homens que estão aqui presentes, vão receber gratuitamente um vale para fazer os exames de PSA”, lembrou Odair José França, Secretário Municipal de Saúde.
A entrega dos vales para exames de sangue é uma forma de motivar a participação destes encontros formativos. Nesta sexta-feira, 31 de agosto, a partir das 7 horas da manhã, servidores da saúde estarão no Rotary Club para fazer a coleta de sangue para os exames de prevenção da saúde do homem.
A presença de um grande público no evento, chamou a atenção até mesmo dos palestrantes. “Olha que nós viajamos muito e sem demagogia posso afirmar que esse é o maior público de homens que temos presentes num evento como esse. Verê está de parabéns pela demonstração que vocês estão dando, de que estão preocupados em cuidar da saúde”, afirmou Vilson Cechetti.

O QUE É O PSA
O PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, pode ser avaliado através de um exame de sangue simples feito em laboratório e que serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo. Geralmente, os indivíduos saudáveis têm valores de PSA total inferiores a 4 ng/ml, porém este valor pode estar alterado ou estar ligeiramente aumentado com a idade, com a origem do indivíduo e com o laboratório onde a análise foi feita e, não significa em todos os casos que o indivíduo tem câncer de próstata.
No entanto, em caso de câncer na próstata, o valor de PSA também pode permanecer normal e, por isso, a suspeita de câncer deve ser sempre confirmada com outros exames de diagnóstico, como toque retal, ressonância magnética e biópsia.