INICIADA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E POLIOMIELITE

Categoria: Saúde Publicado: Sexta, 10 Agosto 2018

Teve início nesta semana em todo Brasil a campanha de combate a Poliomielite e Sarampo. Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar contra a pólio e sarampo, independentemente da situação vacinal.

Em Verê, a vacina está sendo aplicada no posto de saúde central e das 8h às 11h15 e das 13h15 às 16h30. No sábado, 18 de agosto, Dia D da Campanha, será feita vacinação das 8 às 15 horas, sem fechar para o almoço.
A nova Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo vai até o dia 31 de agosto. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das 11,2 milhões de crianças dessa faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.
Os adultos com menos de 50 anos também devem buscar atualizar a vacina contra sarampo. Quem tem até 29 anos, são duas doses. Quem tem de 30 a 49 anos, será apenas uma dose. Porém essa atualização de vacina para adultos, pode ser feita em qualquer época do ano. Essa campanha é direcionada a crianças de 1 a 5 anos e àquelas que deixaram de receber as doses na idade adequada.
Neste ano, a campanha de vacinação será feita de forma indiscriminada para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.