OUVIDORES DO SUS DISCUTEM A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ESTADO

Categoria: Saúde Publicado: Segunda, 06 Agosto 2018

Na semana passada, estiveram reunidos em Curitiba, cerca de 500 ouvidores das 22 regionais de saúde para participar do 1º encontro estadual de ouvidores do SUS do Paraná. O evento foi promovido pela secretaria estadual de saúde. O objetivo do encontro é reunir os profissionais das ouvidorias do Paraná para discutir a qualidade dos serviços de saúde e o papel das ouvidorias perante a sociedade.

Na secretaria de Saúde de Verê, o atendimento da ouvidoria acontece no setor administrativo, através da servidora Saionara Tibola, que avaliou encontro estadual. “Foi maravilhoso, muitas informações sobre como melhorar o atendimento em saúde através do SUS”, relatou Saionara.
Com o objetivo de melhorar a gestão na saúde municipal, a prefeitura de Verê, por meio da secretaria de saúde está ampliando os canais de comunicação com a população. “Nas próximas semanas estaremos ampliando o serviço de ouvidoria na secretaria de saúde, colocando ‘caixas de sugestão e reclamação’ nas unidades de saúde”, afirmou Odair José França, secretário municipal de saúde.
“Serão disponibilizados formulários para preenchimento e o cidadão decide se ele fará sua reclamação ou sugestão de forma anônima ou identificada. As caixas ficarão lacradas, e abertas uma vez por mês, na presença do secretário de saúde, da profissional da ouvidoria no município, da coordenadora de atenção básica e um representante do conselho de saúde, para que tudo o que for relatado nos formulários sejam analisados e resolvidos” concluiu o secretário.

O telefone de contato da ouvidoria em Verê é o 3535-1317.

O QUE É OUVIDORIA?
É um serviço aberto ao cidadão para escutar as reivindicações, as denúncias, as sugestões e elogios referentes aos diversos serviços disponíveis à população. O acesso a uma ouvidoria é permitido a qualquer cidadão. A ouvidoria deve ser acionada quando o cidadão não se sentir totalmente atendido, em seus direitos, por outros canais disponíveis às suas reivindicações.

COMO FUNCIONA UMA OUVIDORIA?
Os canais de acesso às ouvidorias estão abertos através de e-mail e telefone, ou mesmo pessoalmente, onde o cidadão expõe suas cobranças, com todos os detalhes, que permitam ao ouvidor encaminhar aos setores competentes e junto com eles, seguir passo a passo o andamento do serviço e retornar ao solicitante a resolução do problema.
O ouvidor é a pessoa que atua como centralizador e facilitador das relações entre o cidadão e a gestão pública ou privada, recolhendo as informações precisas e acompanhando o andamento do serviço solicitado, contribuindo para a melhoria da gestão e consequentemente para a satisfação da população.