VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA INICIOU NA ÚLTIMA SEMANA

Categoria: Saúde Publicado: Segunda, 22 Abril 2019

Na última semana, na quarta-feira, 10 de abril, se iniciou em todo Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Verê, a Secretaria Municipal de Saúde faz esclarecimentos referente a quem pode receber a vacina e os horários de atendimento. “Nesse primeiro momento, ao contrário dos outros anos, a primeira semana foi dedicada exclusivamente para crianças, gestantes e puérperas. Outra novidade é que a faixa etária para as crianças foi de 6 meses até menores de 6 anos. Até o ano passado, as crianças com 5 anos, não tinham mais direito de receber a vacina pelo SUS”, explicou Gabriella Carletto, Enfermeira.

A campanha de vacinação vai do dia 10 de abril até 31 de maio. “Então, a partir da segunda-feira, 22 de abril, as outras pessoas que também tem direito, poderão nos procurar para recebe a dose da vacina gratuitamente”, completou. O públicos-alvo que tem direito a receber a vacina é: trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, e funcionários do sistema prisional, além das gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). O dia D de mobilização, em que postos de todo o Brasil estarão abertos, será no dia 4 de maio.

Em 2018, as gestantes e as crianças foram os únicos grupos que ficaram abaixo da meta, com 80,8% e 77,8% de cobertura, respectivamente. Todos os outros grupos atingiram o patamar de 90%. Neste ano, a faixa-etária do público infantil foi ampliada. Durante a campanha, receberão a vacina todas as crianças entre 6 meses e menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Até o ano passado, eram vacinadas as crianças menores de 5 anos.