VERÊ TEM DOIS CASOS SUSPEITOS DE DENGUE

Categoria: Saúde Publicado: Quinta, 24 Janeiro 2019

Com o período de chuvas e o calor tem-se o aumento da proliferação do mosquito da dengue e consequentemente é maior o risco de contrair a dengue. Na última semana, Verê teve dois casos suspeitos de dengue que estão em análise. “Apesar de ser dois casos não confirmados e importados, ou seja, de pessoas que viajaram para outros municípios, estamos em alerta e pedimos que a população continue fazendo a sua parte de não deixar recipientes e locais que possam ser pontos de proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Caso se confirmem esses casos, teremos que fazer uma força tarefa para evitar uma epidemia”, afirmou Odair José França.

PREVENÇÃO

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos. É simples e rápido combater o Aedes aegypti, siga essas dicas:

Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.

Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.

Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.

Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.

Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.

Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.

Suporte de garrafão de água mineral: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.

Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.

Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.