VERÊ PARTICIPA DO 14º FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS

Categoria: Turismo Publicado: Segunda, 17 Junho 2019

Na semana passada, de 12 a 14 de junho, Foz do Iguaçu realizou o 14º Festival Internacional de Turismo das Cataratas que mais uma vez superou as expectativas e fechou com os melhores resultados de sua história. Nos três dias, 8785 pessoas circularam pelos eventos paralelos e complementares no Rafain Palace Hotel & Convention, movimentando a economia local e gerando bons negócios.

Muitos dos participantes fizeram parte das 52 caravanas de agentes de viagem, 44 nacionais e 8 internacionais. Na Feira de Turismo e Negócios, em 187 estandes mais de mil marcas foram expostas, mostrando o que há de melhor em produtos e serviços turísticos (ou áreas correlatas) nacionais e internacionais. Para dar visibilidade a tudo isso, 250 jornalistas de turismo foram registrados no evento.

O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu confirmou mais uma vez o status de maior fórum científico do turismo nacional, com a presença de 1780 inscritos, entre professores e estudantes, representando 41 instituições de ensino de 18 estados brasileiros. Nesta edição, foram submetidos 285 trabalhos, com destaque para a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que foi a instituição responsável pelo maior número de aprovações.

VERÊ

O Município de Verê esteve representado pela Prefeitura Municipal e o Termas Águas do Verê, que juntamente com Capanema e Chopinzinho tiveram um espaço exclusivo para apresentar as atrações turísticas que o Sudoeste do Paraná tem. “Para nós é importante estar neste evento, pois quem não é visto não é lembrado. Desde que assumimos a administração estamos nos esforçando para que o turismo de Verê cresça, gere emprego e renda nas mais variadas áreas. Pois acreditamos que uma economia que pode muito mais”, afirmou Ademildo Rosin, prefeito de Verê que também participou do evento.

O estande conjunto dos três municípios é uma iniciativa da RETUR – Rede de Turismo Regional, de Maringá, apoiado pela CRESOL por meio do P@cto CIM (Conhecimento, Inteligência e Mercado), que promoveu oficinas de formação de Agentes de Desenvolvimento pelo Turismo em cada um dos Municípios envolvidos. “Essa estratégia de unir municípios emergentes é uma forma de potencializar o que cada um tem de atrativo, e assim, fortalecer o Turismo Regional”, afirmou Jacó Gimennes, ex-presidente da Paraná Turismo e coordenador do P@cto.

O espaço estava estampado com fotos dos atrativos e um televisor que exibia vídeos que chamava a atenção dos participantes. Representantes das empresas Macuco Ecoaventuras de Capanema e do Águas do Verê Termas, faziam a distribuição de material impresso com detalhes dos atrativos turísticos. Representantes das agroindústrias de Chopinzinho fizeram a degustação de diversos produtos, derivados da uva, banana e pinhão. “Durante o Festival pudemos conversar diretamente com agentes de viagens. Além de divulgar os atrativos e produtos associados ao turismo, tivemos a oportunidade de alinhar estratégias que devem alavancar a atividade em nosso município”, avaliou Rosangela Rebonato, Secretaria de Turismo de Verê.