QUASE 3 MIL KG DE LIXO ELETRÔNICO SÃO RECOLHIDOS

Na última quarta-feira, 26 de abril, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Verê realizou do Dia de Coleta de Lixo Eletrônico, na Praça Pioneiro Antônio Perardt, em frente ao Paço Municipal.

Ao todo foram coletados 2.890 kg de lixo eletrônico. Entre eles diversos televisores, computadores, máquinas de lavar, freezer, pilhas, baterias, entre outros.

Para quem não pode trazer o seu equipamento de descarte na quarta-feira, pode levar até o pátio de máquinas da Prefeitura de Verê onde há um ponto de coleta permanente. É muito importante o descarte correto dos eletrônicos, para evitar a contaminação e aproveitamento de materiais na reciclável.

O QUE É LIXO ELETRÔNICO

O lixo eletrônico ou Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) são todos os dispositivos eletroeletrônicos, de celulares, tablets e computadores a TVs, lavadoras de louça e de roupa, geladeiras e etc., que foram descartados por seus donos.

Há uma preocupação com certos dispositivos descartados de forma irregular (jogados no lixo comum, por exemplo), como celulares, tablets, computadores e outros com baterias, pois estas contêm elementos altamente danosos ao meio ambiente, que não podem ser jogados em qualquer lugar. Além disso, esses aparelhos contém materiais valiosos e metais raros, úteis para fabricar outros eletrônicos com material reciclado.