VERÊ REALIZADA CAMINHADA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL E INFANTIL

As ruas na área central de Verê, na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, ficaram repletas de crianças, adolescentes, jovens, professores, autoridades e servidores municipais, durante a caminhada contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, organizado pela Administração Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social.

“Então hoje é o dia do FAÇA BONITO (tema da campanha). Não somente hoje. Todos os dias do ano. E todo dia é dia de proteger crianças e adolescentes da violência sexual no Brasil. Temos um dia instituído com o objetivo de mobilizar a sociedade, o Estado e as famílias e convoca-las para se engajarem nessa luta”, reforçou Marciane Chiapetti, Secretária de Assistência Social.

18 de maio é reconhecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em memória do caso Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina brasileira de 8 anos que foi sequestrada, violentada e brutalmente assassinada em 18 de maio de 1973. Desde então, diversas iniciativas são realizadas nessa data para conscientizar a sociedade sobre a importância de combater esse grave problema.

“O nosso intuito é estar junto com vocês e a proteção do bem maior que é a vida de cada um. E nós precisamos proteger as nossas crianças e nossos adolescentes, da violência e abuso sexual. O combate ao abuso e à exploração sexual infantil é uma responsabilidade de todos. Educar, conscientizar e denunciar são ações essenciais para proteger nossas crianças e adolescentes”, comentou Ademilso Rosin, Prefeito de Verê.

No Brasil o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no dia 18 de maio, foi estabelecido pela Lei Federal nº 9.970/2000 como uma forma de mobilizar a sociedade e reforçar a importância de prevenir e combater esse grave problema que afeta milhares de crianças e adolescentes em todo o país.

“Então, quando alguém perguntar pra vocês o porquê da florzinha? Essa flor é a flor símbolo da nossa campanha. E ela representa pureza e a inocência, assim como vocês que são crianças”, explicou Ediane Julianotti, Assistente Social do CRAS de Verê.

Fica o alerta para toda população, se desconfiar de algo sobre casos de abuso e exploração sexual infantil, use o Disque 100, um número gratuito de denúncias no Brasil, ou procure o conselho tutelar e a Polícia Militar.