Família Acolhedora

Dúvidas frequentes:

1) O que é o serviço de Família Acolhedora.

É uma medida protetiva que acolhe a criança e o adolescente afastado do convívio familiar, por motivos de abandono ou pela família de origem se encontrar temporariamente impossibilitada de oferecer cuidado e proteção.

2) Qual o perfil para ser Família Acolhedora

Pessoas com idade acima de 21 anos, não ter interesse em adoção e residir em de Verê-PR

3) Público Alvo.

Crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. que estejam em situação de abandono, ou cujas famílias ou responsáveis se encontram temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.

4) Diferença de acolhimento e adoção.

O acolhimento é temporário, feito por meio de um termo de guarda provisória. A adoção é permanente e não é abordada pelo Família Acolhedora.

5) A importância do acolhimento familiar.

Estudos apontam que crianças que viveram ou vivem em instituições, em detrimento ao convívio familiar, apresentam prejuízos ou ainda limitações em seu processo de desenvolvimento principalmente quando se trata da primeira infância.

6) Não há perfil para configuração familiar.

O serviço não restringe estruturas familiares. Também não existem restrições sobre renda familiar, desde que a família tenha possibilidade de oferecer moradia e estrutura básicas para o crescimento da criança. O fundamental é ter disposição afetiva e emocional para proporcionar um ambiente familiar à criança nos seus primeiros anos de vida.

7) Duração do acolhimento familiar.

A duração do tempo de acolhimento varia de 6 meses á dois anos de acordo com cada caso e sendo avaliado pelo sistema judiciário.

8) Critérios para ser uma Família Acolhedora.

Apresentar os documentos necessários, não ter antecedentes criminais e ter disponibilidades para participar das capacitações. Os responsáveis pelo acolhimento devem estar com toda documentação em ordem.

9) Funcionamento do Serviço Família Acolhedora.

Primeiro acontece uma avaliação inicial realizada pela equipe, prestando esclarecimentos as famílias interessadas, verificando se atendem aos critérios exigidos e sendo assim realizada a avaliação documental.

As famílias passam por um estudo psicossocial, com o objetivo de identificar os aspectos subjetivos que qualificam ou não para sua participação.

As famílias selecionadas participarão do processo de capacitação, através de oficinas, seminários, entrevistas e dinâmicas.

Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
Rua José Antonio de Oliveira N° 1420

Ficha de Inscrição






    SolteiroCasadoViúvoDivorciado


    SimNão




    Segunda-FeiraTerça-FeiraQuarta-FeiraQuinta-FeiraSexta-Feira


    Pular para o conteúdo