70 ALUNOS DE VERÊ FAZEM A FORMATURA DO PROERD 2023

Pais, professores e autoridades acompanharam a formatura do PROED (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) dos alunos de 5º Ano da Escola Municipal São João Batista de La Salle, realizado na manhã de terça-feira, 13 de junho, no Pavilhão da Paróquia São Joaquim, em Verê.

“O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária Coronel Anselmo José de Oliveira, juntamente com a Prefeitura Municipal de Verê, através da Secretaria Municipal de Educação, tem a honra de recebê-los nessa solenidade de formatura do PROERD, alusiva à diplomação dos 70 alunos da Rede Municipal de Ensino, que concluíram com êxito o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD”, essa foi a abertura do cerimonial conduzido por Policiais Militares.

“Que hoje nós possamos ter mais uma sementinha plantada. O final de uma caminhada com a Soldado Andréia, mas que essa semente possa estar com as nossas crianças no dia a dia, para a vida, para todos os dias da nossa vida”, destacou a professora Claudia Santoro, representando a Secretaria Municipal de Educação.

O Prefeito Ademilso fez questão de destacar os aprendizados dos alunos. “Não pode esquecer hoje na formatura, o que vocês aprenderam. Todo dia vocês devem lembrar dessas questões: de evitar as drogas, evitar a violência e, não magoar o colega. Nosso muito obrigado a Polícia Militar por esse trabalho, aos professores e aos pais por acompanharem seus filhos”, agradeceu Ademilso Rosin.

O 1º Tenente Lucas Habsbaert Machado, comandante do 3º Pelotão da 2ª Cia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, falou especialmente para os pais dos alunos. “Durante esse ciclo de dez aulas a gente planta aquela semente na cabeça do filho de vocês para que eles possam cultivar isso, juntamente com a orientação de vocês. Então, o que eu quero pedir para vocês é que os senhores nos ajudem a continuar cuidando deles. Observem os passos deles. Sejam pais caretas. Nós precisamos olhar a mochila, saber onde eles vão, consultar o que eles fazem na internet. Nós precisamos fazer isso pra gente não ter surpresas”, alertou o Tenente.

A Soldado Andreia, que foi a instrutora dos alunos durante essa formação, estava emocionada. “Eu conversei com as crianças durante esses quatro meses, mas a gente nunca consegue passar todas as informações, mas passamos o mais importante que era o nosso foco, o nosso objetivo, que é: tudo o que eles fizerem vai ter consequências positivas e/ou negativas. E cabe a todos nós, não só os pais, mas Polícia Militar, sociedade, poder público, olhar por essas crianças. Continuem ajudando. Vocês são a principal fonte de apoio deles. Continuem cuidando deles. Eles estão orientados. Eles sabem que tudo o que eles vão fazer vão ter consequências”, resumiu a Soldado.

PROERD

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é um programa educativo desenvolvido em parceria entre as polícias militares e escolas, com o objetivo de prevenir o uso de drogas e a prática da violência entre crianças e adolescentes. O programa foi criado nos Estados Unidos em 1983 e chegou ao Brasil em 1992.

O PROERD busca desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças e adolescentes, fortalecendo sua autoestima, autoconfiança, habilidades de comunicação e tomada de decisão, além de promover a conscientização sobre os riscos do uso de drogas e da violência.

As aulas são ministradas por policiais militares treinados, que atuam como instrutores. O currículo do PROERD inclui atividades interativas, discussões em grupo, dramatizações e jogos, com foco na prevenção e na promoção de um estilo de vida saudável e livre de drogas.

Ao final do programa, os alunos participam de uma formatura, na qual recebem um diploma e fazem um compromisso público de resistir às drogas e à violência. O PROERD tem sido amplamente reconhecido e adotado em diversos estados brasileiros como uma estratégia de prevenção eficaz, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.