AGROINDÚSTRIAS RECEBEM ORIENTAÇÃO SOBRE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

Para garantir a qualidade dos alimentos produzidos pelas Agroindústrias de Verê, a Prefeitura Municipal em parceria com o Capa e o IDR Paraná, realizou na última quinta-feira, 15 de fevereiro, uma formação sobre as boas práticas na manipulação de alimentos, ministrada pela engenheira de alimentos Estella Paula Galina do IDR Paraná.

A manipulação de alimentos refere-se ao conjunto de práticas e medidas adotadas para garantir a segurança, qualidade e higiene dos alimentos desde sua produção até o consumo final. Essas práticas são essenciais para prevenir a contaminação dos alimentos e garantir que estejam seguros para o consumo humano. Aqui estão algumas diretrizes importantes para a manipulação de alimentos:

Higiene pessoal:
Lave as mãos regularmente com água e sabão.
Use roupas limpas e apropriadas para a manipulação de alimentos.
Evite tocar no rosto, cabelo ou outras partes do corpo durante a manipulação de alimentos.
Higiene do ambiente:

Mantenha as instalações e utensílios de cozinha limpos e em boas condições.
Limpe regularmente superfícies de trabalho, utensílios e equipamentos.
Armazenamento adequado:

Armazene alimentos a temperaturas seguras para evitar a proliferação de bactérias.
Separe alimentos crus de alimentos cozidos para evitar a contaminação cruzada.
Preparação segura:

Certifique-se de que os alimentos são cozidos completamente para evitar a presença de microorganismos prejudiciais.
Evite o uso de utensílios e tábuas de corte para alimentos crus e cozidos sem a devida higienização.
Controle de temperatura:

Mantenha os alimentos quentes acima de 60°C e os alimentos frios abaixo de 5°C.
Evite deixar alimentos à temperatura ambiente por períodos prolongados.
Compra de alimentos segura:

Adquira alimentos de fontes confiáveis e verifique a integridade das embalagens.
Esteja atento à data de validade dos produtos.
Treinamento e conscientização:

Garanta que os manipuladores de alimentos recebam treinamento em higiene alimentar.
Promova a conscientização sobre práticas seguras de manipulação de alimentos.
Controle de pragas:

Mantenha medidas de controle de pragas para evitar a presença de insetos, roedores e outras pragas que possam contaminar os alimentos.
Adotar essas práticas de manipulação de alimentos ajuda a garantir a segurança alimentar, prevenindo a contaminação por patógenos e garantindo que os alimentos sejam seguros e saudáveis para o consumo.