ALUNOS DE VERÊ SE DESTACAM EM AVALIAÇÃO DE LEITURA

O Governo do Estado do Paraná em uma parceria com Universidade Federal de Juiz de Fora, através do CAEd, realiza uma avaliação da Fluência Leitora dos alunos na alfabetização. Participam desta avaliação alunos do 2º ano da escola municipal e o resultado é divulgado numa plataforma própria. O resultado dos alunos de Verê são destaque a nível regional e no Estado, pelos índices atingidos na avaliação. Apesar de não haver um ranking, a Secretaria Municipal de Verê destaca o desempenho local. “Estamos muito felizes com o resultado do índice da aplicação da Avaliação de Fluência que foi realizado no mês de março. A avaliação de fluência consiste na verificação da habilidade de leitura dos alunos do segundo ano a partir de uma lista de palavras, de pseudopalavras e da leitura de um texto com interpretação através de perguntas dessa avaliação, os alunos são organizados por categorias de pré leitor, leitor iniciante e leitor fluente. Nossos alunos foram muito bem. Pois, segundo a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), os alunos de 2º anos precisam estar lendo com fluência até o final do ano, produzindo e interpretando textos. Levando em consideração que a avaliação foi realizada em março, ainda assim tivemos um índice de mais de 70% dos alunos como um leitor iniciante e leitor fluente. Se fosse aplicada agora, dois meses depois, teríamos um índice .ainda melhor”, comemorou Cláudia Santoro, Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Verê.

“Mas essa avaliação continua pois é realizada em três etapas. A primeira foi diagnóstica para a gente verificar como estão os nossos alunos. A segunda é formativa, que está acontecendo agora, que é para verificar até onde eles chegaram e o que nós vamos fazer para avançar esse conhecimento em leitura. E a terceira que vai ser realizada em novembro, é uma avaliação somativa para verificar o desempenho dos alunos em leitura durante o ano”, explicou Cláudia.

A Administração Municipal aproveitou para parabenizar os professores e a comunidade escolar. “Nossa Administração reconhece o trabalho de todas as secretarias, mas hoje, especialmente falando da Secretaria da Educação, onde vem prestando um grande trabalho para toda a nossa sociedade e elogiando os grandes resultados, elevando nossos índices avaliativos. Nosso reconhecimento também a toda comunidade escolar e aos pais dos alunos que incentivam e auxiliam na educação dos filhos”, afirmou o Prefeito Ademilso Rosin.

“Nossos parabéns a todos os departamentos, mas hoje em especial aos professores, aos funcionários, a as pedagogas, o pessoal da coordenação, aos pais, enfim, a todos que fazem da nossa educação, uma educação de qualidade e principalmente aos que começam a educação básica. Esse destaque na área da leitura é muito importante para interpretação e para o desenvolvimento das crianças. Conhecer as palavras, interpretar e conseguir discernir é muito importante para o crescimento das crianças. Então parabéns a todos os envolvidos nesse setor de educação, muito importante para todos nós”, completou o Professor Luiz Miolla, Vice-prefeito de Verê.

ENTENDA O QUE É A AVALIAÇÃO
A avaliação da fluência visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado. Nesse modelo de avaliação, geralmente aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança realiza uma leitura para um professor ou uma professora e tem o seu desempenho associado a um Perfil de Leitor.
A gravação da leitura do estudante é feita por meio de um aplicativo do CAEd, que depois é analisada por um professor ou uma professora. Não é necessário estar conectado à internet na hora da aplicação do teste, de modo que todo o material gravado pode ser processado e enviado à análise posteriormente.
Para a análise do desempenho em leitura do estudante, são levados em conta três critérios: precisão, que é a
capacidade de ler corretamente as palavras escritas; velocidade ou automaticidade, que diz respeito à realização de uma leitura fluida, sem grandes pausas e dificuldades; e prosódia,
que aponta para o uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso, como a pausa na vírgula e a entonação interrogativa em uma pergunta. Além disso, o estudante responde questões sobre o conteúdo do texto que leu.
Os resultados alcançados pelos estudantes são divulgados na Plataforma CAEd da rede de ensino de acordo com diferentes perfis: Pré-Leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente. A partir dessas informações, gestores e professores podem planejar e desenvolver estratégias pedagógicas com foco na leitura de acordo com o nível de desenvolvimento de cada um dos seus estudantes.