EQUIPE DE SAÚDE DE VERÊ PASSAM POR TREINAMENTO COM O SAMU

Priorizar a saúde e a qualidade de vida dos vereenses tem sido a missão da Administração Municipal de Verê, que para isso, não mede esforços para melhorar o atendimento à população. Na última quinta-feira, 31 de agosto, equipes de saúde passaram por um treinamento com a equipe do SAMU de Pato Branco. “Eles vieram trazer alguns conhecimentos para nós. Na parte da manhã teve a parte teórica e algumas simulações de alguns atendimentos, como imobilizar o paciente, desafogar crianças e adultos. Na parte da tarde a gente teve a parte prática, onde fomos para a rua e os nossos profissionais fizeram um atendimento com auxílio das equipes do SAMU”, explicou Jane Ceccon Alves, Secretária Municipal de Saúde. “Entendemos que nossas equipes precisam a cada momento, estar se atualizando nas ocorrências e como atender melhor o nosso paciente”, afirmou.

Para os socorristas do SAMU ter uma equipe treinada no município é de suma importância para garantir a agilidade no atendimento. “Ter uma equipe treinada do município, vai reduzir muito o tempo de resposta. Uma equipe a ser enviada do SAMU chegaria em torno de dez, 15 minutos, talvez um pouco mais. Diante dessa situação, nós treinamos as equipes dos municípios para fazer esse primeiro atendimento até que o suporte do SAMU chegue no local”, destacou Claudio Antônio Ribeiro, Condutor Socorrista e Instrutor do Núcleo de Educação Itinerante.

Os socorristas também destacaram que estão à disposição da população, em caso de necessidade. “O que a gente orienta para a população e é quando precisar do serviço de urgência e emergência, que entre em contato via 192. Assim, ele vai ter o apoio do médico, que vai passar todas as informações do que fazer com o paciente, além de quem  com as informações que o solicitante passará para o nosso médico regulador, ele vai dar destino a ambulância correta para fazer esse atendimento. Então, muito importante que a população ligue 192”, reforçou Claudio.