EQUIPE TÉCNICA DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE VERÊ DEFINE NOVA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na manhã da última quarta-feira, 26 de abril, os membros da equipe técnica de revisão do Plano Diretor Municipal de Verê, se reuniram para avaliar o andamento dos trabalhos, dividir algumas ações e definiram duas importantes datas para a participação da comunidade: a primeira que é a Audiência Pública no dia 23 de maio e a segunda, uma Oficina Técnica, no dia 24 de maio, com participação do grupo de acompanhamento, que representa a sociedade civil.

O QUE É O PLANO DIRETOR MUNICIPAL

O Plano Diretor Municipal (PDM) é um instrumento de planejamento urbano utilizado pelos municípios para orientar o desenvolvimento e uso do solo. Ele tem como objetivo estabelecer diretrizes e normas para o crescimento ordenado da cidade, visando o bem-estar da população e a proteção do meio ambiente.

O PDM é elaborado pela prefeitura com a participação da sociedade civil, por meio de audiências públicas e outras formas de consulta popular. Ele deve levar em consideração a realidade local, como o tamanho da cidade, a distribuição da população, a infraestrutura existente, os recursos naturais e culturais, entre outros aspectos.

O plano é composto por um conjunto de diretrizes, políticas, programas e projetos que orientam as ações do poder público e da iniciativa privada no que se refere ao uso do solo urbano. Entre as principais diretrizes estabelecidas pelo PDM estão a definição das áreas destinadas a diferentes tipos de uso (residencial, comercial, industrial, etc.), a preservação de áreas verdes e de patrimônio histórico, a promoção da mobilidade urbana e o desenvolvimento sustentável da cidade.

IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO

Este momento de revisão do Plano Diretor Municipal é muito importante a participação da comunidade, para poder sugerir atualizações que atendam os anseios da população, pois é o PDM que norteia as ações dos próximos anos, para manter um crescimento ordenado e organizado.