NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES TOMAM POSSE EM VERÊ

Na manhã desta quarta-feira, 10 de janeiro, foi realizada a Cerimônia de Posse dos Novos Conselheiros Tutelares de Verê. O evento é realizado pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com a participação da Administração Municipal de Verê e da Câmara Municipal de Vereadores.

Estiveram presentes vários membros do CMDCA, Secretários Municipais, Vereadores, servidores municipais e familiares dos novos membros do Conselho Tutelar.

A posse foi dada pela Presidente do CMDCA, Leoni Aparecida Vieira para os Conselheiros titulares: Marta Medeiros, Andreia Gorges, Iolanda Maria Bonatto, Eloísa Carla da Veiga, Elenice Bento de Andrade. E os Suplentes: Elisandra da Costa e Lurdes Damasio.

IMPORTÂNCIA DO CONSELHO TUTELAR
O Conselho Tutelar desempenha um papel crucial na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes em uma comunidade.

PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O Conselho Tutelar é responsável por zelar pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, assegurando que sejam protegidos contra qualquer forma de negligência, exploração, violência ou abuso.

FISCALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
O Conselho Tutelar tem a função de fiscalizar instituições, famílias, escolas e outros ambientes que estejam envolvidos no cuidado e na educação de crianças e adolescentes. Isso inclui a verificação das condições de saúde, educação, moradia e convívio social.

INTERVENÇÃO EM SITUAÇÕES DE RISCO
O Conselho Tutelar tem o poder de intervir em situações de risco para crianças e adolescentes, podendo adotar medidas protetivas, como o encaminhamento para programas de assistência social, orientação aos responsáveis, ou até mesmo o afastamento do ambiente prejudicial.

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FAMILIARES
Quando surgem conflitos familiares que afetam o bem-estar das crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar pode atuar como mediador, buscando soluções que priorizem o interesse e a segurança dos menores.

ACONSELHAMENTO E ORIENTAÇÃO
O Conselho Tutelar não apenas intervém em situações críticas, mas também oferece aconselhamento e orientação às famílias em questões relacionadas à educação, saúde e convivência familiar.

EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO
Além de lidar com casos específicos, o Conselho Tutelar desempenha um papel educativo na comunidade, promovendo a conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes, prevenindo situações de violência e negligência.

ARTICULAÇÃO COM OUTRAS INSTITUIÇÕES
O Conselho Tutelar trabalha em conjunto com outras instituições, como escolas, hospitais, órgãos de assistência social e polícia, para garantir uma abordagem integrada na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Portanto, o Conselho Tutelar é uma peça fundamental no sistema de proteção à infância e adolescência, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e comprometida com o bem-estar das gerações futuras.