REALIZADA PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR

Na quinta-feira, 09 de setembro, a Administração Municipal de Verê realizou a 1ª Audiência Pública para revisão do Plano Diretor. O evento aconteceu de forma híbrida, ou seja, com participação presencial e com transmissão pela internet, por meio do Facebook da Prefeitura, com a possibilidade de interação dos internautas.

“Já erámos para estar mais avançados com essa revisão, mas por conta da pandemia, tivemos que reorganizar nosso cronograma. Estamos fazendo o possível para que todos possam participar deste processo importante, que vai definir o futuro de projetos e ações para o nosso município”, afirmou o Prefeito Ademilso Rosin, na sua fala inicial. “Sabemos que assim como no nosso município está evoluindo muito, o Brasil e o mundo também estão. Por isso, precisamos estar alinhados e projetando um futuro de crescimento ordenado”, ressaltou.

Ainda, na abertura, Ademilso agradeceu o trabalho da equipe técnica. “Somos gratos a nossa equipe que vem fazendo um grande trabalho. Por isso, só tenho a agradecer a cada um pelo esforço e dedicação. Agradecer também aos que estão participando e os convido para continuar contribuindo”, convocou o Prefeito.

Autoridades municipais também estiveram presentes e o Presidente da Câmara Municipal, Diomeres Rizzo De Souza, falou em nome dos colegas. “Represento aqui os meus colegas vereadores e ressalto que cada projeto encaminhado para nossa Casa de Leis, é sempre discutido e votado em favor dos vereenses. Por isso também, nossa participação nesse processo de revisão do Plano Diretor. Agradeço aos presentes, em especial aos colegas vereadores, ao padre da Paróquia, a equipe técnica, aos professores, aos secretários municipais… É muito importante pensarmos juntos essa revisão do Plano Diretor e definir o que vai ser bom para Verê nos próximos dez anos”, falou Diomeres.

O vice-prefeito Luiz Miolla também fez questão de agradecer os presentes e os internautas. “Esse é um momento ímpar, em que podemos discutir e nos preparar para os próximos dez anos. As vezes nos parece coisa simples, mas temos exemplos de projetos que poderiam ser contemplados e acabam atrasando por não estar no Plano Diretor. Então é um momento de discutirmos e darmos sugestões. As vezes é melhor colocarmos projetos um tanto utópicos do que deixar de colocar e no futuro não poder realizar algum sonho, algum projeto”, destacou Miolla.

Todo processo de revisão do Plano Diretor é assessorado por profissionais da empresa Desenvolver Gestão e Planejamento. “Todos nós temos sonhos para nossas vidas. Tantos pessoais, quanto coletivo. Nós olhamos para nossa cidade, para a área urbana ou área rural e imaginamos que aquele lugar seja o espelho dos nossos maiores e melhores desejos. E isso é preciso construir coletivamente. O Plano Diretor é um instrumento consignado em Lei, para que nós possamos fazer isso. Olhando o desenvolvimento individual de cada um, a garantia dos direitos dos cidadãos, mas também debatendo coletivamente pelo desenvolvimento enquanto sociedade local. Desenvolvimento econômico, desenvolvimento social. Nós somos convidados a olhar para o nosso crescimento, seja do ponto de vista financeiro, da indústria, de todas as cadeias produtivas. Mas também somos convidados a olhar para todas as pessoas que fazem parte deste território. E esse é o momento oportuno de fazermos isso juntos”, afirmou Alisson Padilha, Diretor da consultoria responsável pela revisão do Plano Diretor.

“Essa audiência pública é um chamamento, conclamando a população de Verê para participar deste processo”, comentou Walter Gustavo Linzmeyer, arquiteto e urbanista, responsável pela revisão do Plano Diretor. Após essa fala ele explicou o passo a passo. Desde as questões legais até como deverão ser os processos de participação da comunidade. Novas audiências serão marcadas e convocadas a comunidade para contribuir.

O auge desta Audiência Pública, que teve como objetivo a “Convocação da população, associações representativas dos vários segmentos da comunidade e poder legislativo para participação do processo de revisão do Plano Diretor Municipal”, foi o chamamento da sociedade para instituição do Grupo de Acompanhamento, que será instituído por Decreto Municipal.

As instituições que quiserem participar poderão encaminhar os dados à Prefeitura Municipal de seus representantes até quatorze dias após a realização da 1ª Audiência Pública, ou seja, até o dia 24 de setembro de 2021 (Sexta-Feira).

Lembrando que o GA deve possuir, no mínimo, 60% de representantes da Sociedade Civil Organizada e, no máximo, 40% de representantes do Poder Público, conforme recomendação do Ministério das Cidades.

São atribuições do GA: (I) Acompanhar e participar das reuniões, oficinas, audiências e da Conferência; (II) Apoiar e auxiliar na organização dos eventos; (III) Auxiliar na divulgação e mobilização dos eventos; (IV) Mediar relação com a comunidade; (V) Apoiar as equipes de trabalho; (VI) Auxiliar nos debates de revisão do PDM; e (VII) Contribuir na revisão coletiva do PDM.

Maiores informações, dúvidas ou contatos, podem ser feitas junto a prefeitura municipal de Verê, através da Coordenadora da Equipe Técnica Municipal, Srta. TATIANE VALTRIQUE, Eng. Civil; ou com a PÂMELA LUANA MASS, coordenadora adjunta; pelos canais oficiais da prefeitura: Rua Pioneiro Antonio Fabiane, 316, Cx. Postal 21, Centro, Verê (PR); telefones: +55(41)3535.8000 ou 3535.8008 ou pelo eMail: planodiretor@vere.pr.gov.br.