REUNIÃO COM A DEFESA CIVIL DEFINE ESTRATÉGIAS PARA LEVANTAR ESTRAGOS DO TEMPORAL

Na tarde de quinta-feira, 13 de outubro, no Gabinete da Prefeitura Municipal de Verê, estiveram reunidos secretários municipais, prefeito, coordenação da Defesa Civil de Verê e representantes da Defesa Civil regional e do Estado do Paraná.

O objetivo da reunião foi esclarecer dúvidas referente aos laudos que devem serem feitos para cadastrar no sistema, afim de identificar qual o tamanho dos estragos causados com as fortes chuvas que assolaram o município e também a região Sudoeste do Paraná.

Tenente Cândido e o Sargento Hammes do Corpo de Bombeiros coordenadores da Defesa Civil, explicaram que são etapas que devem ser seguidas, e o primeiro passo é levantar os dados através dos laudos, que ajudam a definir se o Município deve ou não decretar o estado de emergência, de acordo com o impacto sofrido no município. O decreto de emergência ou não, é uma das etapas do processo, que de acordo com os números, o próprio sistema emite esse decreto que vai para a homologação do governador e posteriormente para a União para publicação no Diário Oficial da União. Caso isso ocorra, o Município estará apto a receber auxílios específicos para recuperar os danos causados com o temporal.

O Prefeito Ademilso agradeceu a orientação por parte do Corpo de Bombeiros e destacou que já há um trabalho amplo envolvendo os diversos setores da administração pública para elaboração destes laudos.

Horas após a reunião, Verê foi novamente atingida por um forte temporal, com ventos fortes e muitas chuvas que causaram muitos estragos, derrubando árvores e destelhando casas. Ainda não há números do tamanho dos prejuízos.

FOTOS:

Luiz Carlos Wessler