VERÊ ADERE A CAMPANHA ABRIL VERDE PELA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho e o dia 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, surgiu como uma forma de lembrar às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

A Administração Municipal de Verê, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador busca conscientizar a população no sentido de engajar a sociedade como um todo, para que todos se envolvam na luta por um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. É importante lembrar que as ações não devem se limitar apenas ao período da Campanha Abril Verde. É preciso pensar em projetos que durem o ano todo.

O objetivo do Movimento é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis, relembra a importância da conscientização sobre a segurança física, mental e a saúde no ambiente de trabalho.

Entre 2012 e 2022, 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Foram registradas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT). Em Verê, segundo a profissional Cidiane Jacques Menezes Nuernberg, da Equipe de Referência em Saúde do Trabalhador Municipal, no ano passado não houve registro de óbitos por Acidente de Trabalho em todo município. Foram notificados e investigados 06 Acidentes de Trabalho Graves, 13 acidentes Leves e 06 Intoxicações Exógenas Acidentais.