VERÊ ADERE AO SUSAF PARA COMERCIALIZAR PRODUTOS EM TODO PARANÁ

Recentemente o Município de Verê recebeu o certificado de adesão ao SUSAF que é o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. Com a adesão o município pode credenciar agroindústrias que respeitem as normas do Sistema de Inspeção Municipal para comercializarem seus produtos em todo território estadual.

Participaram do evento os representantes da Administração Municipal de Verê, Prefeito Ademilson Rosin, Vice Luiz Miolla, Secretário da agricultura Ederson Soika, Médico Veterinário responsável pelo o SIM municipal Júlio César Zanotto e a Médica veterinária e Diretora do serviço de inspeção municipal Joviéli Lautert. Participaram também autoridades estaduais como o Deputado estadual Wilmar Reichembach, Gerente regional da Adapar médica veterinária Leila Maria Spengler Matzenbacher, Diretor presidente na Adapar Otamir César Martins e a Médica veterinária Denise Adamchuck chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).

O QUE É O SUSAF
O SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte) é um sistema de inspeção e fiscalização sanitária de agroindústrias familiares, artesanais e de pequeno porte. No Paraná, o SUSAF foi instituído para permitir que esses empreendimentos possam comercializar seus produtos de origem animal de forma legal, desde que estejam em conformidade com as normas sanitárias estabelecidas.

O objetivo do SUSAF no Paraná é promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais, garantindo ao mesmo tempo a segurança alimentar dos consumidores. Ele permite que pequenos produtores tenham acesso a um mercado formal, proporcionando-lhes condições de competir de maneira justa e regulamentada.

As agroindústrias que aderem ao SUSAF passam por uma série de exigências sanitárias e de qualidade, sendo submetidas a inspeções periódicas para garantir que os produtos estejam dentro dos padrões estabelecidos. Ao obterem a certificação do SUSAF, esses empreendimentos podem vender seus produtos em todo o estado do Paraná, ampliando suas oportunidades de negócio e contribuindo para a diversificação da economia rural.