VERÊ CANCELA AULA PRESENCIAL E ANUNCIA MEDIDAS DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Na manhã desta quarta-feira, 19 de abril, a Administração Municipal de Verê, representantes da Polícia Militar e diretores das escolas fizeram uma reunião com os pais dos alunos da rede municipal de ensino da área central, em que foram anunciadas medidas para aumentar a segurança nas escolas.

Tendo em vista as notícias de ameaças de ataques a escolas sem local definido no dia 20 de abril, a Administração Municipal, junta com a PM, Secretaria de Educação e diretores decidiu cancelar as aulas presenciais para amanhã, quinta-feira. “Nós, funcionários, professores das escolas municipais, vamos estar na escola e vamos trabalhar com material remoto. Foi uma decisão que tomamos hoje de manhã para tranquilizar os pais e professores”, anunciou Rita Calgaroto Canton, Secretária de Educação. Na semana que vem, as aulas voltam normalmente de forma presencial.

As medidas de segurança foram anunciadas pelo Prefeito Ademilso Rosin. “Nas últimas semanas, nós estamos, com toda a equipe, focados e pensando nas melhores soluções para aumentar a segurança nas escolas e no Município. Nesse primeiro momento, estamos definindo a forma legal para que cada escola tenha um agente de segurança, para estar monitorando e filtrando as pessoas que entram nas escolas. Queremos também instalar um sistema com botão de pânico, em que cada professor vai poder acionar e desta forma alertar as forças de segurança. Além disso, vamos licitar e instalar câmeras de segurança dentro e fora de todas as escolas, algumas até com reconhecimento facial. Da mesma forma, vamos instalar câmeras de segurança nas entradas da cidade e no cruzamento das avenidas. Essas câmeras de monitoramento terão reconhecimento das placas dos veículos, interligados com a central, de acesso da Polícia Militar para ampliar a segurança da população como um todo”, afirmou o Prefeito Ademilso. “Precisamos fazer tudo dentro da Lei, por isso, pedimos o entendimento da população porque pode demorar até uns 60 dias”, alertou.

Preocupados com a segurança dos filhos, muitos pais chegaram a sugerir que fossem compradas armas de choque e spray de pimenta, mas a Polícia Militar explicou que isso não é permitido. “Primeiro que eles (Administração) não vão ter condições de adquirir legalmente estes equipamentos de choque, porque é considerado um meio de tortura mesmo que uso em adultos e em pessoas delinquentes, não pode usar em hipótese nenhuma. E uso de gases em escola é incabível pelo efeito que causa em adultos, imagine em crianças. Mas, por outro lado, vemos com bons olhos essas ações anunciadas pelo Prefeito da instalação das câmeras de segurança e de um monitor controlando o acesso de quem entra na escola, mesmo desarmado, ele consegue fazer uma filtragem de pessoas alheias ao colégio, consegue manter a disciplina até de alguns alunos que porventura ficam ali no lado externo das salas”, explicou o Cabo Padilha Comandante da Polícia Militar de Verê, que tem intensificado as rondas táticas nas escolas e até orientados professores e diretores de como reagir em caso de alguma emergência.

O Vice-prefeito e Professor Luiz Miolla, pediu calma aos pais, professores e funcionários. “Foram dias de muitas reuniões na busca das melhores estratégias. Acredito que as medidas anunciadas vão ser efetivas. Entendo que todos estão apreensivos, mas pedimos a calma e compreensão de todos e que conversem com seus filhos, evitem as notícias falsas. E sim, vamos sempre comunicar qualquer fato estranho aos diretores de escolas, professores, a Polícia militar ou as lideranças, para que a gente possa também tomar as medidas cabíveis. Mas com certeza vamos passar por esse momento, vamos sair ainda mais fortes”, finalizou Miolla.