VERÊ FICA EM 1º NO SUDOESTE E 8º NO PARANÁ NO RANKING PREVINE BRASIL

Recentemente o Ministério da Saúde divulgou o resultado do RANKING PREVINE BRASIL, que é uma classificação criada pelo Ministério da Saúde do Brasil com o objetivo de avaliar e monitorar o desempenho das equipes de atenção primária à saúde no país. A atenção primária à saúde é a porta de entrada do sistema de saúde, onde são realizados atendimentos básicos, prevenção, promoção da saúde e acompanhamento de doenças crônicas.

Verê tem atualmente três equipes de PSF (Programa Saúde da Família), sendo uma em Sede Progresso, outra em Presidente Kennedy e outra na área central. E o resultado do último ranking trouxe Verê na 1ª Colocação em todo o Sudoeste e 8º lugar de todos os municípios do Paraná. “Esse resultado é fruto do trabalho de toda a equipe. Quando se trabalha junto e trabalha unido, sempre se recebe bons resultados e quem ganha com isso é a nossa população”, avaliou Jane Ceccon Alves, Secretária Municipal de Saúde.

“O Previne Brasil lança as diretrizes para orientar o trabalho das equipes de saúde. Então, nesse programa constam os indicadores de saúde, que é o direcionamento do trabalho das equipes. E nós buscamos, através dessa orientação do Ministério da Saúde, acompanhar os pacientes de alguns grupos específicos, mais detalhadamente. Os pacientes com diabetes, hipertensão arterial, as gestantes, a realização de exames para detecção de câncer de colo de útero e a vacinação de crianças de até um ano de idade, que são os indicadores avaliados no ranking. Então, esse é o nosso norte para as equipes de saúde da família trabalhar mais detalhadamente. Claro que conjuntamente com esses grupos vem o trabalho com toda a população”, explicou Estela Moroni, Coordenadora da Atenção Primária.

“Três vezes ao ano o Ministério da Saúde, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde, realiza um monitoramento, uma avaliação dos resultados desses indicadores de saúde e publica um ranking estadual e um ranking regional, demonstrando o resultado do trabalho de cada município”, completou.

O Prefeito Ademilso Rosin enalteceu o trabalho dos profissionais de Saúde. “Para nós da Administração Municipal, é uma grande alegria estar parabenizando toda equipe da Secretaria de Saúde e especialmente as equipes do PSF, assim como todos os profissionais desta área que fazem um excelente trabalho. Se hoje temos uma grande aprovação é principalmente por estar atendendo bem a nossa população. Então deixamos aqui o nosso abraço, o nosso reconhecimento a todos os profissionais”, exaltou o Prefeito.

O Previne Brasil utiliza um conjunto de indicadores para avaliar o desempenho das equipes de saúde da família e de atenção primária. Esses indicadores estão relacionados a diferentes aspectos da atuação das equipes, como cobertura populacional, acesso aos serviços, acompanhamento de saúde, prevenção de doenças, entre outros.

Com base nos resultados obtidos nos indicadores, as equipes são classificadas em faixas de desempenho: Ótimo, Muito Bom, Bom, Regular, Insuficiente e Não Classificado. Essa classificação permite identificar quais equipes estão se destacando positivamente e aquelas que precisam de melhorias.

“Estamos muito felizes com o resultado do ranking, sendo primeiro do Sudoeste e oitavo do Paraná. Nesse momento, queremos parabenizar a todos os profissionais da área da saúde, em especial ao pessoal do PSF, enfim, a todos, aos médicos, enfermeiros, técnicas de enfermagem, aos motoristas, ao pessoal da limpeza, à secretária, diretora, coordenadora, enfim, a todos que contribuem para que a nossa saúde de Verê seja uma saúde de primeira qualidade. Claro, sempre temos o que evoluir e sempre temos o que melhorar. Mas o momento é de dar os parabéns e com certeza resultados melhores teremos ainda pela frente”, destacou Luiz Miolla, Vice-Prefeito de Verê.

O Ranking Previne Brasil é atualizado periodicamente e disponibilizado publicamente, permitindo que gestores, profissionais de saúde e a população em geral acompanhem e fiscalizem a qualidade dos serviços de atenção primária à saúde em diferentes regiões do país. A ideia é promover a transparência e estimular a melhoria contínua na prestação desses serviços, visando o fortalecimento do sistema de saúde como um todo.