VERÊ LANÇA PROJETO ÁGUA LIMPA PARA COMEMORAR O DIA DO RIO

Dia 24 de novembro é o Dia do Rio. Todos sabemos a importância dos rios para a sobrevivência do nosso ecossistema. Porém, muitos não sabem que pequenas ações ajudam na preservação. Uma delas é o descarte correto dos óleos de cozinha, usado em frituras e preparo dos alimentos. Para tanto, a Administração Municipal de Verê por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente aproveita o Dia do Rio para lançar o Projeto Água Limpa, que consiste em um depósito permanente para descartar o óleo de cozinha. Esse depósito será instalado junto ao Departamento Rodoviário da Prefeitura de Verê para que a população possa fazer o descarte correto desse resíduo, que posteriormente será dado o devido destino.

O descarte inadequado de um litro de óleo de cozinha pode ter sérias consequências ambientais e de saúde. Quando o óleo de cozinha é despejado incorretamente em pias, ralos ou em terrenos, ele pode contaminar o solo, a água e os ecossistemas. Aqui estão algumas das principais formas de contaminação causadas pelo descarte inadequado do óleo de cozinha:

Contaminação do Solo: O óleo de cozinha pode ser absorvido pelo solo, tornando-o inadequado para o crescimento de plantas. Isso afeta a fertilidade do solo e pode prejudicar a flora local.

Poluição da Água: Quando o óleo atinge corpos d’água, como rios e lagos, ele forma uma película na superfície da água. Isso bloqueia a entrada de luz, afetando a vida aquática e interferindo nos processos naturais do ecossistema.

Impacto na Vida Selvagem: A ingestão acidental de óleo por animais aquáticos pode ser fatal. Além disso, a contaminação do habitat aquático pode reduzir a disponibilidade de alimentos e prejudicar toda a cadeia alimentar.

Problemas de Saúde Pública: A contaminação da água por óleo de cozinha pode ter impactos na saúde humana. A presença de substâncias tóxicas no óleo, quando ingeridas através de fontes de água contaminada, pode levar a problemas de saúde, incluindo distúrbios gastrointestinais e outros efeitos adversos.

Entupimento de Tubulações: O descarte inadequado de óleo de cozinha em pias pode levar ao entupimento de sistemas de esgoto e tubulações. Isso resulta em custos significativos de manutenção e limpeza.

O descarte consciente do óleo de cozinha contribui para a preservação do meio ambiente e para a prevenção de problemas de saúde pública. Por isso, é importante que a população contribua e a partir de agora, guarde esse óleo de cozinha em recipientes adequados e leve até o Departamento Rodoviário para fazer o devido descarte.