VERÊ REALIZA A 2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO DIRETOR

Um Plano Diretor Municipal serve de instrumento de planejamento urbano e rural utilizado pelos municípios para orientar o desenvolvimento e uso do solo. Ele tem como objetivo estabelecer diretrizes e normas para o crescimento ordenado da cidade, visando o bem-estar da população e a proteção do meio ambiente. Por isso é muito importante a participação da comunidade nas discussões nas audiências públicas.

Na próxima terça-feira, 23 de maio, às 19 horas, no Pavilhão da Igreja Matriz, acontece a 2ª Audiência Pública do Plano Diretor Municipal, aberto a toda comunidade.

Na ocasião será feita a apresentação da avaliação temática integrada (diagnóstico) do Município, que integra o processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Verê juntamente com a população, sociedade civil organizada e ou associações representativas da comunidade. O evento também ocorrerá em formato híbrido, com a participação remota, via internet, através das redes sociais da Prefeitura Municipal.

É de extrema importância a presença da população em geral, associações representativas dos vários segmentos da comunidade, Conselho do Plano Diretor e Poder Legislativo para participação do processo de revisão do Plano Diretor Municipal. Na oportunidade será informado a etapa do processo em que se encontra o Plano Diretor Municipal, o diagnóstico da realidade municipal levantada pelos técnicos da consultoria e por representantes da gestão municipal e da sociedade civil, durante as reuniões e oficinas já realizadas, assim como, as próximas atividades previstas.

Quem não puder estar presente no evento, poderá acompanhar via transmissão online no Facebook da Prefeitura e fazer considerações nos comentários da transmissão.

O QUE É O PLANTO DIRETOR MUNICIPAL

O Plano Diretor Municipal (PDM) é um instrumento de planejamento urbano utilizado pelos municípios para orientar o desenvolvimento e uso do solo. Ele tem como objetivo estabelecer diretrizes e normas para o crescimento ordenado da cidade, visando o bem-estar da população e a proteção do meio ambiente.

O PDM é elaborado pela prefeitura com a participação da sociedade civil, por meio de audiências públicas e outras formas de consulta popular. Ele deve levar em consideração a realidade local, como o tamanho da cidade, a distribuição da população, a infraestrutura existente, os recursos naturais e culturais, entre outros aspectos.

O plano é composto por um conjunto de diretrizes, políticas, programas e projetos que orientam as ações do poder público e da iniciativa privada no que se refere ao uso do solo urbano. Entre as principais diretrizes estabelecidas pelo PDM estão a definição das áreas destinadas a diferentes tipos de uso (residencial, comercial, industrial, etc.), a preservação de áreas verdes e de patrimônio histórico, a promoção da mobilidade urbana e o desenvolvimento sustentável da cidade.